Aloe Vera: Benefícios e para o que serve

aloe-vera-babosa

Aloe Vera e seus benefícios

livro-os-capilares-michael-peuser

Popularmente conhecida como Babosa, a Aloe Vera é uma planta milenar com grande potencial medicinal, chegando a ser rotulada como a imperatriz das plantas medicinais, conforme o livro Os capilares determinam nosso destino, de Michael Peuser (falaremos mais adiante).

Muito difundida pelo uso tópico, principalmente para cabelo e pele, a Aloe Vera também pode ser ingerida. Assim, o corpo humano aproveitará o sumo com mais de 75 nutrientes20 minerais, 12 vitaminas18 aminoácidos (possui 7 dos 8 aminoácidos essenciais para nosso organismo). Tem alto poder antioxidante, combatendo os radicais livres.

Suco de Aloe Vera

Apesar desta planta medicinal ser uma fonte de nutrição extremamente rica, não se recomenda fazer o suco de babosa de forma artesanal (feito em casa), por dois principais motivos: 1) existe uma substância tóxica (aloína), que precisa ser retirada e; 2) foram catalogadas cerca de 400 espécies de aloe vera e, destas, apenas 3 ou 4 são apropriadas para o consumo.

Médicos e Nutricionistas falando sobre a Aloe Vera

Além de diversas publicações em todo o mundo sobre a babosa, no Brasil já é comum encontrar profissionais de saúde reconhecendo e recomendando o uso da aloe para fins de prevenção e, até mesmo, tratamento.

No vídeo abaixo (se não quiser ler o post todo, o vídeo já vale a pena), a nutricionista Carolina Santos fala dos benefícios do suco de aloe vera, em um programa de TV, com destaque para:

  • cicatrização;
  • queimaduras;
  • intestino (inflamações, intestino preso, diarréia, síndrome do intestino irritável);
  • estômago (gastrite, úlcera, azia, refluxo);
  • diabetes;
  • sistema imunológico;
  • tumores.

Artigos científicos sobre a Aloe Vera

Não caberiam todos os estudos e pesquisas sobre a planta e seus benefícios para a saúde, mas para citar apenas dois, caso tenha interesse em aprofundar mais no assunto.

O Dr Lair Ribeiro publicou um artigo chamado Os 6.000 anos de história medicinal do aloe vera, no qual ele trata também das aplicações para queimados e cura de feridas, do efeito antiinflamatório, antioxidante, antitumoral, hipoglicêmico e de fortalecimento do sistema imunológico.

O segundo artigo (Effect of Aloe vera preparations on the human bioavailability of vitamins C and E) está na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e relata experiências que comprovaram que o suco de Aloe Vera aumenta em 3x a biodisponibilidade (capacidade de absorção) das vitaminas C e E. Os autores ainda afirmam que a aloe vera é o único alimento conhecido que é capaz de aumentar a absorção de ambas vitaminas.

Aloe Vera e o Câncer

A babosa ajuda muito no combate ao câncer como um excelente coadjuvante no tratamento e, principalmente, na prevenção.

Além do artigo citado acima, do Dr. Lair Ribeiro, que também fala do efeito antitumoral, e do vídeo da nutricionista Carolina Santos (também acima), outro artigo da Unicamp comprova isso através de testes feitos em laboratório, pela bióloga e pesquisadora Rebeka Tomasin.

O Jornal da Unicamp traz a matéria sobre essa pesquisa realizada.

Vantagens e funções da Aloe Vera

  • Equilibra o pH gastrointestinal e a flora;
  • Suplementação de vitaminas e minerais: A, B1, B6, B12, C e E, Sódio, Cromo, Manganês, Cálcio, Ferro, Zinco, Potássio e Cobre, além do Ácido Fólico e Niacina;
  • Potencializa a fabricação do hormônio da felicidade (serotonina); 
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Desintoxica o organismo e melhora a saúde gastrointestinal;
  • Ação antiinflamatória;
  • Favorece a renovação celular;
  • Possui 7 dos 8 aminoácidos essenciais para nosso organismo;
  • Contribui para a saúde e higiene bucal;
  • Inibidora da dor, quando em contato com feridas;
  • Possui ação antibiótica, antibacteriana e antiviral;
  • Antioxidante;
  • Ajuda a regular o açúcar no sangue;
  • Reduz o colesterol e a pressão arterial.

Detox com Aloe Vera

A babosa promove a desintoxicação do organismo, com importante atuação na limpeza intestinal. Cabe ressaltar que nosso intestino tem cerca de 6 metros e possui diversas vilosidades, que acumulam dejetos do que comemos, aumentando o nível de toxinas em nosso corpo.

Muitas pessoas sofrem de prisão de ventre, acumulando ainda mais impurezas. Esse processo pode desencadear até mesmo um câncer de intestino.

A aloe vera tem função adstringente, retirando essas impurezas, fazendo uma limpeza intestinal completa, favorecendo uma melhor absorção dos nutrientes. Sendo importante, inclusive, no processo de emagrecimento, conforme imagem abaixo:

sucos-detox-dieta-detox-com-aloe-vera

Quando o processo de emagrecimento é acompanhado da eliminação das toxinas, além de ser mais saudável, apresenta menor chance do efeito sanfona. Isso porque não adianta perder massa e continuar com a mesma quantidade de toxinas, o que seria ainda pior, pois aumentaria a relação entre toxinas e peso, ou seja, você acaba tendo mais toxinas por kg. Saiba mais sobre desintoxicação, dieta e opções de sucos detox nesse post.

Durante a dieta detox, alguns profissionais de saúde também sugerem a troca do desodorante antitranspirante, por outro mais natural, sem sais de alumínio, também com aloe vera, afinal as axilas são um dos locais por onde há eliminação de toxinas do corpo e não é saudável tapar os poros, impedindo essa eliminação (confira mais no post sobre detox, que fala sobre desodorante de aloe vera e os riscos do uso de desodorantes antitranspirantes).

Benefícios para cabelo, pele e unhas

O uso regular da babosa tem um papel fundamental que já justificaria todas as pessoas terem o suco em suas geladeiras: reforço do sistema imunológico. Nosso corpo tem a capacidade de se regenerar, o que a babosa faz é acelerar e fortalecer esse processo de regeneração ao permitir que as nossas defesas trabalhem de forma eficiente.

Cabelos quebrados e sem vida, irritações e manchas na pele, inchaço do corpo e muitos outros problemas são decorrentes de um corpo intoxicado. Por eliminar as toxinas, o uso da aloe melhora o cabelo, a pele e as unhas. 

Saúde bucal

Os benefícios são inúmeros e outra grande vantagem desta planta medicinal é o trato para a saúde bucal. 

A ingestão do suco já auxilia a saúde diante das suas propriedades citadas anteriormente e, melhor ainda, é a utilização da pasta de dente com aloe barbadensis miller, que cuidará de sangramentos, gengivite, sensibilidade nos dentes e cicatrização (para quem usa aparelho é muito importante), além das propriedades bactericidas, fungicidas, etc. 

Para conhecer um pouco mais, veja esse post sobre o creme dental à base de babosa. Nele, você também encontrará uma importante pesquisa científica que prova a eficiência do uso da aloe vera, substituindo o flúor, no combate à cárie.

Aloe “VIP” Vera: a aloe na vida dos famosos

Diversas pessoas no mundo usam a babosa e se beneficiam de suas propriedades, seja na forma de cosméticos, seja para a saúde e nutrição. Abaixo, temos algumas personalidades que fazem uso:

  • Beyoncé: Em sua vinda ao Brasil, em 2010, a cantora Beyoncé fez questão do suco de babosa na sua lista exigências, confira a reportagem.
  • Isabeli Fontana: Afirma que faz muito bem à saúde. Faz uso do suco de aloe vera com pêssego, confira.
  • Britney Spears: Também pede o suco em seu camarim, confira.
  • Carla Marins: Faz uso da aloe vera diariamente, pela manhã, confira.
  • Glamour: O site relaciona o que as celebridades usam para cuidar da saúde e beleza para a premiação do Oscar. Dentre os itens, a aloe vera, confira.
  • Victoria Beckham: Saiu na capa da revista Look, confira.
  • Nicki Minaj: Matéria na Belfast Telegraph Digital, confira.

Aloe Vera e ANVISA: Proibição, regulação e liberação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), chegou a proibir a comercialização de produtos à base de aloe vera para ingestão, em 2011, diante do surgimento de diversas empresas que ofereciam seus produtos, mas que tinham produções questionáveis. Os produtos de uso tópico continuaram liberados.

Cerca de 8 meses depois, a ANVISA liberava a primeira empresa (Forever Living Products) a comercializar produtos de babosa para ingestão, mediante apresentação relatórios, pesquisas e documentos comprovando que o uso regular da aloe vera trazia benefícios às pessoas.

 A Teoria dos Capilares

Michael Peuser é alemão, mas reside no Brasil, e é considerado uma das principais autoridades sobre a pesquisa da aloe vera. Já esteve no Senado Federal, falando do atraso do Brasil acerca da pesquisa e uso da babosa.

michael-peuser-no-senado-falando-sobre-aloe-vera-babosa

Suas pesquisas sobre os capilares condizem com as descobertas do Dr. med. Rainer-Christian Klopp MD, descrevendo-os como as vias para a saúde.

Os capilares são os vasos sanguíneos mais estreitos e levam oxigênio para as células. Quando há um estreitamento desses vasos, a alimentação das células é prejudicada. As doenças, inflamações e até mesmo o estresse contribuem para comprimir esses vasos.

A aloe vera promove o retorno dos capilares ao seu diâmetro normal. O vídeo abaixo mostra o caminho percorrido pelos capilares e explica sua relação com a aloe:

Como comprar suco de Aloe Vera? Quanto custa?

Normalmente, esse suco é encontrado por R$ 95,00 (podendo variar) e. como disse a nutricionista no vídeo, não é recomendável que seja feito em casa.

Recomendamos uma empresa, líder mundial em aloe vera, por ter atuação mundial (160 países), além de importantes certificações, tais como:

  • Aloe Science Council – atesta a pureza e qualidade da aloe nos seus produtos;
  • Kosher – selo judaico altamente exigente;
  • Cruelty Free – certifica que a empresa não faz testes em animais;
  • 160 países – e as devidas autorizações em todos os países em que atua.

Acemannan

Apontada como a principal substância contida na planta, ele revigora o sistema de defesa do corpo, além de nutrir e purificar as células, segundo o Dr. Terry Pulse.

Este mucopolissacarídeo é produzido pelo organismo até a fase da puberdade, depois precisa ser suplementado pela alimentação. Ele fica agregado a todas as membranas celulares e está diretamente ligado a todas as funções da babosa, sendo um dos principais responsáveis na prevenção e no combate a diversas enfermidades.

E você, já utiliza ou tem interesse em conhecer a Aloe Vera? Responda nossa enquete

Onde encontrar/como comprar o suco de Aloe Vera

Brasil
BRASIL: Whatsapp: (19) 99620-8360 / (71) 99199-0187 – Entrega em todo o Brasil. – Para se tornar um consumidor com desconto, cadastre-se aqui.


EUA
EUA: Clique aqui para comprar direto pelo site ou se cadastrar e adquirir com desconto


Portugal
PORTUGAL: Clique aqui para comprar direto pelo site ou se cadastrar e adquirir com desconto


Mundo
DEMAIS PAÍSES: Clique aqui para comprar direto pelo site ou se cadastrar e adquirir com desconto.

Um comentário sobre “Aloe Vera: Benefícios e para o que serve

Deixe um comentário